Estudos apontam que a música pode gerar maior desempenho no processo de aprendizagem das crianças, garantindo aptidão nas atividades escolares diárias e em seu desenvolvimento e convívio social.

Segundo Caiado, graduada em fonoaudiologia e pedagogia: ” A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.”

Caiado ainda completa reforçando o papel da música nas atividades cerebrais dos indivíduos já que pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Para Platão: “A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. De fato o papel da música na rotina de qualquer individuo pode tornar não apenas sua percepção olfativa aguçada como também favorecer o processo de fala, dicção, inteligência e interação cultural e social.

A música pode ajudar a promover uma atitude positiva em relação ao aprendizado e à curiosidade. Ela desenvolve todo o cérebro e contribui para a imaginação.

 

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